YouTube agora tem aviso em vídeos realistas feitos com IA; entenda





YouTube agora tem aviso em vídeos realistas feitos com IA; entenda


Atualização do streaming exige haja um aviso quando um vídeo realista for produzido com inteligência artificial; saiba mais detalhes sobre a atualização do YouTube
Por Thaisi Carvalho para o TechTudo

27/03/2024 05h03 Atualizado 27/03/2024





O YouTube lançou um novo recurso para sinalizar quando um vídeo realista e feito com inteligência artificial (IA) for publicado na plataforma. A partir de agora, os criadores de conteúdo devem acionar um botão no Estúdio de Criação para advertir os usuários sobre pessoas, locais ou eventos produzidos ou modificados por IA generativa. O objetivo da medida é fortalecer a transparência do streaming e evitar possíveis desinformações causadas pela tecnologia. A seguir, confira mais detalhes sobre a atualização.




YouTube vai pedir para que criadores de conteúdo avisem se um vídeo realista for produzido com inteligência artificial — Foto: Mariana Saguias/TechTudo





Aviso de conteúdo com inteligência artificial (IA)




O YouTube explica que há três tipos de vídeos que devem ser sinalizados. O primeiro se refere a conteúdos que utilizam a imagem de uma pessoa real, isto é, que apresentam alterações para trocar o rosto de um indivíduo por outro, ou que usam IA para reproduzir a voz de alguém para narrar vídeos. No segundo caso, imagens de lugares ou eventos reais são modificados, como simular que determinado local pegou fogo. Já o terceiro caso trata conteúdos que geram cenas realistas, mas fictícias, como um tornado se aproximando de uma cidade.


Na maioria dos vídeos, o aviso deve aparecer na descrição expandida. Entretanto, os conteúdos relacionados a temas como saúde, notícias, eleições ou finanças também devem apresentar um aviso na frente do player. A sinalização vai começar no aplicativo do YouTube, mas em breve estará disponível no computador e na TV.
Os criadores que usaram IA devem marcar a opção de que o vídeo foi alterado — Foto: Reprodução/YouTube



A plataforma declarou que no futuro pode aplicar medidas para os criadores de conteúdo que não incluírem o aviso em conteúdos feitos com IA. O YouTube poderá inserir a sinalização mesmo que o produtor de conteúdo não adicione, especialmente nos casos em que o material alterado tiver a capacidade de confundir ou enganar as pessoas.


Vale ressaltar que nem todo uso de inteligência artificial nos vídeos precisará ser indicado pelo aviso. Por exemplo, a plataforma explica que não vai exigir que os criadores de conteúdo informem se usaram IA para criar roteiros, ideias de conteúdo, legendas automáticas ou efeitos visuais. A medida também não valerá para conteúdos fantasiosos. Portanto, o aviso não será necessário quando as alterações não trouxerem grandes consequências ao conteúdo e ao público.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Smartwatch 'à prova d'água': tudo que você precisa saber antes de comprar

Uber One: o que é, como funciona e como cancelar assinatura

Site permite 'visitar' o interior da Grande Pirâmide de Gizé online; confira