Ubisoft terá NPCs com Inteligência Artificial para conversas reais em jogos





Ubisoft terá NPCs com Inteligência Artificial para conversas reais em jogos


Novidade é um teste avançado de tecnologia que a Ubisoft desenvolve em parceria com a Nvidia para o uso de IA em jogos e personagens controlados pelo computador; saiba mais
Por Felipe Vinha para o TechTudo

21/03/2024 02h42 Atualizado 21/03/2024





A Ubisoft está testando a capacidade de gerar conversas dentro de jogos utilizando Inteligência Artificial, a exemplo de serviços como ChatGPT e Copilot, da Microsoft. A novidade vem de uma parceria entre a produtora francesa com a Nvidia para lançar o Neo NPC, tecnologia projetada para uso em NPCs, ou seja, personagens não-jogáveis. Desta forma, os diálogos com personagens deste tipo seriam desenvolvidos automaticamente pela IA, permitindo conversas reais com a máquina ao invés de interações programadas de forma tradicional. A novidade foi anunciado pelo estúdio durante a GDC 2024, evento para desenvolvedores que ocorre nos EUA.




Ubisoft demonstrou diálogos gerados por IA na GDC 2024 — Foto: Divulgação/Ubisoft




De acordo com a Ubisoft, o Neo NPC vem para trazer mais autenticidade aos jogos, e que os NPCs serão, de fato, “personagens, não programas”. Apesar de ser uma iniciativa baseada em Inteligência Artificial, a empresa quer se certificar que os diálogos soem naturais e bem escritos. Por este motivo, ainda não confirmou qual será o primeiro jogo a receber o recurso. Até o momento, a empresa apenas testa a novidade e resolveu apresentar ao mundo dentro de um evento voltado para desenvolvedores, mas o projeto ainda está em fase de protótipo.


Já a Nvidia revelou que entra no projeto com algumas de suas tecnologias. A principal delas é a Nvidia Audio2Face, parte do conjunto de soluções Nvidia Ace, para criar animações faciais em tempo real. Somado ao texto gerado por IA, o Audio2Face vai gerar os movimentos exatos para cada palavra ou cada tipo de expressão utilizado nos diálogos de um jogo, tornando a experiência mais natural, com direito a sincronização labial para cada idioma em que ele for apresentado.


A Ubisoft também quer tentar tranquilizar desenvolvedores, especialmente escritores, sobre uma possível substituição do trabalho humano por Inteligência Artificial. O estúdio diz que não é o caso, e que a criatividade dos desenvolvedores vai continuar impulsionando os projetos. "A IA generativa só tem valor se tiver valor para eles”, afirmou o vice-presidente sênior de tecnologia de produção, Guillemette Picard, em sua apresentação na GDC 2024.

The Finals é exemplo de jogo com uso de IA — Foto: Divulgação/Embark


Vale lembrar que o uso de IA em jogos não é novidade. A Square Enix, por exemplo, revelou em janeiro deste ano que pretende aproveitar cada vez mais a tecnologia em seus games, além de já contar com o recurso para criar artes presentes no game Foamstars, lançado recentemente no PlayStation 5 (PS5) e PC. Outro exemplo é o The Finals, jogo de tiro da Embark Studios que utiliza IA para gerar as vozes dos narradores - o que pode facilitar a tradução de conteúdos para diferentes idiomas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Smartwatch 'à prova d'água': tudo que você precisa saber antes de comprar

Uber One: o que é, como funciona e como cancelar assinatura

Site permite 'visitar' o interior da Grande Pirâmide de Gizé online; confira