Jogos de PS5 com preço mais baixo no Brasil? Entenda movimento da Sony





Jogos de PS5 com preço mais baixo no Brasil? Entenda movimento da Sony


Sony anuncia que jogos do PS5 passam a ser totalmente fabricados no Brasil como nova estratégia para fortalecer o mercado nacional; entenda mais sobre a mudança
Por Felipe Vinha para o TechTudo

25/03/2024 12h00 Atualizado 25/03/2024





A Sony Interactive Entertainment anunciou que, a partir de agora, todos os discos de jogos físicos para PlayStation 5 (PS5), tanto exclusivos quanto de outras empresas, serão fabricados no Brasil. A novidade vem quase quatro anos após o lançamento do console e deve trazer alguns benefícios para o mercado brasileiro, incluindo preços mais baixos - como aconteceu com Xbox 360, Xbox One e PlayStation 4 (PS4) no passado.


A Sony anunciou que a Solutions 2 GO é sua principal parceira, empresa que já produzia alguns discos de jogos com até 66 GB de armazenamento e promete incrementar a produção para mídias de até 100 GB, necessários em títulos como God of War: Ragnarok. A seguir, entenda o que pode acontecer com isso e também quais mudanças isso pode trazer no mercado.




God of War: Ragnarok é um dos jogos que passa a ser fabricado no Brasil — Foto: Reprodução/PlayStation Blog






Por que a Sony vai fabricar seus jogos no Brasil?




Segundo a nota oficial da Sony, o objetivo principal é “agradecer o apoio que a nossa comunidade brasileira tem dado à marca PlayStation e nossos produtos”. Além disso, a Sony também quer utilizar a mão de obra brasileira e seu mercado para produzir seus discos. Dessa forma, isso pode, ou não, trazer benefícios fiscais, a depender de como os resultados da fabricação nacional se darão pelos próximos meses.
Marvel's Spider-Man Remastered e Marvel's Spider-Man: Miles Morales são títulos do PS5 — Foto: Reprodução/Steam





Como vai ser essa mudança?




Por ora, as mudanças são burocráticas. A Sony trabalhou com a Solutions 2 GO para criar uma instalação de “última geração” na Zona Franca de Manaus, no Amazonas, para produzir jogos que serão vendidos no Brasil e em outros países da América Latina. Para o consumidor, por enquanto, pouca coisa muda. Ainda não foi confirmado o corte de preço nos jogos em mídia física, apesar de ser uma possibilidade quando olhamos para medidas similares no passado.

The Last of Us Part 2 Remastered é mais um game exclusivo do console da Sony — Foto: Divulgação/PlayStation Blog




Já aconteceu antes




No passado, isso já aconteceu com outras empresas. O exemplo mais recente foi a Microsoft. Em 2011 ela anunciou que passaria a fabricar seus consoles, como o Xbox 360, na época, e o futuro Xbox One, no Brasil. Seus jogos em mídia física, ao menos os exclusivos, também teriam fabricação nacional. Nesta época, foi a única empresa a tomar iniciativa neste sentido, mas a Sony também fabricou alguns de seus aparelhos pouco tempo depois, como aconteceu com o PlayStation 4 (PS4) em 2015 – e que durou até 2019.
Xbox One já teve fabricação no Brasil no passado — Foto: Divulgação/Xbox





Movimento contrário à Xbox




A nova iniciativa da Sony vai no sentido contrário ao que foi feito com a Xbox há algum tempo. Em fevereiro de 2023, a Microsoft anunciou que iria parar de fabricar seus jogos no Brasil para focar em cópias digitais. A novidade foi vista com certa surpresa, pois, um de seus consoles, o Xbox Series X, ainda utiliza uma entrada para discos em mídia física. Assim, jogadores de Xbox no Brasil tiveram que se focar em games lançados no Xbox Game Pass — loja digital da marca — ou importar jogos novos que são lançados no exterior.




Mídia física de jogos antes exclusivos do Xbox no PS5?




Agora algo curioso é que o PS5 vem recebendo alguns jogos que antes eram exclusivos do Xbox como Hi-Fi Rush e Sea of Thieves. Dessa forma, com o tempo, cada vez mais títulos da concorrência podem chegar ao videogame da Sony. Isso pode fazer com que estes games tenham nova mídia física no PS5 e não no Xbox Series X – como, por exemplo, Starfield ou Halo Infinite. Mas, por enquanto, isso não passa de uma expectativa. Ainda assim, é uma possibilidade que pode acontecer em um futuro breve, se o mercado continuar desta forma.
Sea of Thieves é um dos ex-exclusivos do Xbox para o PS5 — Foto: Reprodução/Steam





Por que o preço ficaria mais baixo?




Aqui existem vários motivos para que jogos em mídia física fabricados no Brasil tenham preços mais em conta. O principal deles envolve incentivos fiscais que governos normalmente concedem para empresas que atuam no país sem a necessidade de importação – isso varia de estado para estado e pode ter impactos no futuro.


Além disso, evitar a importação também evita uma série de trâmites burocráticos, como impostos da Receita Federal, demora na liberação de material, facilidade de movimentação pelos envios no país, entre outros impasses. Portanto, é possível que tudo isso influencie o preço de forma positiva, mas não há nada confirmado até então.

Jogos do PS5 podem, ou não, ficar mais baixos com fabricação nacional — Foto: Reprodução/Freepik




Vantagens da fabricação local




As principais vantagens devem ser fiscais para as empresas envolvidas, mas isso não quer dizer que os jogos ficarão, de fato, mais baratos. A Sony também alega que, trouxe uma equipe de especialistas para implementar o processo com o máximo de eficiência, focando em "instalação, programação e treinamento da equipe local".


Isso deve trazer maior qualidade para reduzir possíveis erros e outros problemas que surgem em iniciativas neste sentido. Por fim, com a fabricação nacional, a Sony quer novamente se aproximar mais do público brasileiro e valorizar os bons resultados que o PS5 tem obtido no mercado nacional.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Smartwatch 'à prova d'água': tudo que você precisa saber antes de comprar

Uber One: o que é, como funciona e como cancelar assinatura

Site permite 'visitar' o interior da Grande Pirâmide de Gizé online; confira