Conheça o robô que usa linguagem do ChatGPT para interagir com humanos
Conheça o robô que usa linguagem do ChatGPT para interagir com humanos
Figure 1 se assemelha a um ser humano em estrutura e movimentos, reproduzindo características físicas, como pernas, braços, mãos e cabeça. Veja o vídeo do robô em ação.
Por Júlia Silveira para o BSCani
21/03/2024 10h23 Atualizado há uma semana
O ChatGPT "ganhou corpo": o modelo de linguagem da OpenAI agora integra a linha de robôs humanoides da empresa Figure AI. Os androides da marca foram apresentados ao público em 2023 como assistentes de utilidade doméstica e profissional. A novidade é que agora os robôs contam com um "cérebro" comandado pelo sistema GPT, indo além das habilidades motoras demonstradas anteriormente. A versão atualizada do humanoide, que ganhou o nome de Figure 1, coleta dados visuais de suas câmeras e informações da fala dos interlocutores, processa os dados por meio da inteligência artificial (IA) e, em seguida, gera respostas inteligentes e aciona as habilidades motoras necessárias no contexto da interação.
As máquinas se assemelham a um ser humano em sua estrutura e movimentos, reproduzindo características físicas, como pernas, braços, mãos e cabeça. As similaridades prometem auxiliar na relação entre a máquina e seres humanos, potencializando a assistência em tarefas domésticas e profissionais, como demonstrou o vídeo promocional da startup, divulgado no último dia 13. A seguir, confira o que já se sabe sobre o robô desenvolvido pela Figure AI em parceria com a OpenAI.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/W/M/aAI3eLTb2eB0KkTBVgBg/mapa-mental-com-brainstorm-escrito-a-mao-colorido-13-.png)
O que é o Figure 1?
O robô Figure 1 é fruto de uma parceria entre as empresas americanas OpenAI e a Figure AI e ganhou destaque na web pelo realismo, precisão de movimentos e capacidade de interagir com seres humanos de forma contextualizada. De acordo com o CEO da empresa especializada em robótica,Brett Adcock, o humanoide possui câmeras integradas que captam as imagens em seu entorno e as analisam por meio de um modelo de linguagem visual e verbal treinado pela OpenAI. A máquina consegue aprender os movimentos por conta própria, sendo capaz de pegar e manipular objetos com precisão.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/0/w/2geGdaSHKSYce0G1tObw/robo-figure.jpg)
A habilidade se deve a um sistema chamado "manipulação bimanual aprendida de baixo nível", que combina tanto a calibração de imagens quanto uma rede neural que processa, interpreta e reproduz movimentos. Em outras palavras, o robô registra o que as mãos humanas fazem por meio de suas câmeras, aprende os movimentos por meio um "cérebro artificial" e reproduz e controla sua própria mecânica. O Figure 1 consegue determinar até mesmo a posição do pulso e o ângulo dos dedos, o que é fundamental para realizar tarefas humanas mais complexas.
O modelo já despertou o interesse de empresários do ramo da tecnologia, que seguem atentos a novos negócios que unem robótica e inteligência artificial. Recentemente, a Figure AI arrecadou mais de US$ 675 milhões (mais de R$ 3 bilhões) por meio de investimentos de organizações como Amazon, Microsoft e Nvidia. A BMW foi a primeira empresa a fechar um contrato com a Figure AI e pretende equipar uma de suas fábricas, na Carolina do Sul, nos Estados Unidos, com unidades do humanoide.
Vídeo mostra Figure 1 em ação e impressiona
No último dia 13, a startup Figure AI compartilhou um vídeo demonstrativo que revelou algumas das habilidades de interação do Figure 1. As imagens impressionam pela reprodução ágil e naturalizada de padrões de comportamento e comunicação humanos, que envolvem um diálogo dinâmico e movimentos precisos. O robô chega a oferecer uma maçã ao interlocutor e demonstra facilidade ao desfazer de papéis no lixo e guardar itens de louça em um escorredor. Além de executar os comandos recebidos, a IA demonstra compreender a motivação e causa de suas próprias ações, o que demonstra a complexidade do processamento das informações.

Conheça o robô que usa linguagem do ChatGPT para interagir com humanos
Embora a Figure AI não tenha fornecido detalhes técnicos sobre a máquina, o modelo exibe capacidade não apenas de descrever o ambiente ao seu redor, mas também de interagir com pessoas e objetos. Na demonstração divulgada pela empresa, o interlocutor perguntou se poderia comer alguma coisa e o robô suavemente pegou uma maçã, dentre outros objetos, e a entregou. Perguntado sobre o motivo da escolha, respondeu que se tratava do único item comestível disponível. Vale ressaltar que a empresa não forneceu detalhes técnicos, nem informou se houve alguma pré-programação para a produção do vídeo promocional.
Comentários
Enviar um comentário