Como criar localização no Instagram e marcar lugares: guia completo
Como criar localização no Instagram e marcar lugares: guia completo
Ferramenta pode ser usada nos stories, feed ou reels de contas profissionais, para atrair mais clientes para o seu negócio, ou no perfil pessoal, para compartilhar locais visitados
Por Carolina Brasil para o TechTudo
25/03/2024 13h16 Atualizado 25/03/2024
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2023/e/b/Mf2Ok0S5SCJWsnmKpaBw/tt-151-m.jpg)
Criar e compartilhar a localização no Instagram pode ser uma boa tática tanto para quem usa a plataforma profissionalmente quanto para aqueles que querem apenas se divertir. Além de ser uma ferramenta de interatividade, é uma forma de conectar usuários do mesmo local e com o mesmo interesse. Isso pode ser muito bom para contas profissionais, que querem tornar seu negócio ou estabelecimento mais conhecido.
É possível usar a localização nos posts do feed, nos reels, nos stories ou no perfil. O Instagram oferece algumas localidades no próprio aplicativo. Por isso, é possível postar uma foto e selecionar um dois locais já cadastrados na base de dados da rede social. Mas se você deseja criar uma nova localização personalizada, o processo deve ser feito pelo Facebook e refletirá no Instagram. Neste guia completo, tire dúvidas e saiba o que é e como usar a localização no Instagram.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2023/4/p/sZ0nQqQeeUgQpAtoDmKg/techtudo-21-m.jpg)
O TechTudo preparou uma lista para tirar todas as possíveis dúvidas sobre como usar a função de localização do Instagram. Seja para usar em contas profissionais ou pessoais, acompanhe o guia e veja, abaixo, quais tópicos serão abordados:
O que é a localização no Instagram
Como usar a localização no Instagram no perfil profissional
Como usar a localização no Instagram no perfil pessoal
Posso criar uma localização personalizada no Instagram?
Como criar uma localização nova no Instagram (pelo Facebook)
Como inserir a localização nos stories do Instagram
Como inserir a localização no perfil do Instagram
1. O que é a localização no Instagram
As localizações no Instagram permitem que o usuário utilize geotags precisas em suas postagens. Isso significa que, ao usar uma localização, você cria uma espécie de “marcação geográfica” naquele post. Esta geotag pode ser genérica, como “Rio de Janeiro”, “Brasil”, ou específica, como “Redação TechTudo”. Neste último caso, a marcação representará um endereço, que é visível para os demais usuários.
Por isso, o uso de localizações no Instagram, além de uma forma de compartilhamento pessoal, pode ser indicado para quem usa a plataforma profissionalmente. As localizações informam aos clientes o endereço e outras informações essenciais sobre o seu negócio, no caso de empreendedores, e podem ajudar blogueiros a indicar estabelecimentos parceiros, por exemplo. De modo geral, a função de localização no Instagram deixa os posts em maior evidência, por torná-los mais fáceis de serem descobertos nas pesquisas da rede social.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/d/2/tQbuv6TXa8qTe0mKdANg/fotojet-93-.jpg)
É possível usar a localização nos posts do feed, nos reels, nos stories ou na bio do perfil do Instagram. Além das localizações já cadastradas na plataforma, também é permitido criar novas localizações a partir do Facebook. Com esta função, você pode criar geotags com lugares fictícios e nomes alternativos. Entenda como no tópico 5 deste guia.
2. Como usar a localização no Instagram no perfil profissional
A principal vantagem de usar a localização do Instagram no perfil profissional é que esta é uma forma de divulgar o seu negócio. Ao usar a ferramenta, o endereço escolhido ficará visível para seus seguidores, então é uma forma de localizar os clientes. A localização pode ser usada na biografia do perfil profissional, podendo ser alterada caso o estabelecimento tenha mudado de local. A função está disponível no aplicativo do Instagram, em celulares com iOS ou Android. Para fazer isso, é necessário passar de um perfil pessoal para um perfil profissional.
Basta entrar no seu perfil do aplicativo, selecionar "Editar" e depois "Mudar para conta profissional". Em seguida, será necessário terminar de configurar com informações como o tipo de empresa e detalhes de contato.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/x/j/Hc1WTNSWy2IAHQkuCFNQ/fotojet-86-.jpg)
Já com acesso na conta profissional, é necessário adicionar a localização da sua empresa para que ela apareça no mapa do Instagram. Para isso, edite o endereço do local na sua página do Facebook (tópico 5) e selecione a aba "Instagram" para conectar sua conta do Instagram à página da sua empresa. Em até dois dias, a localização da sua empresa já estará disponível no mapa do Instagram, onde usuários podem navegar e descobrir estabelecimentos.
Além disso, é possível usar a localização em qualquer post ou Reels, antes ou depois da publicação. Isso pode ser muito útil, por exemplo, no caso de blogueiros, para indicar estabelecimentos parceiros. Em vez de colocar as informações de determinado local na legenda ou na imagem, você pode incluir uma localização direto no post. A ferramenta pode ser especialmente útil quando o dono do estabelecimento já concluiu o processo de criar uma localização com o endereço dele.
3. Como usar a localização no Instagram no perfil pessoal
Usar a localização no Instagram no seu perfil pessoal pode ter vários motivos. Seja para quem gosta de compartilhar a rotina, quem está em viagem ou quem gosta de usar a rede social para lembrar dos lugares onde esteve, a localização pode ser uma boa ferramenta no dia a dia.
A função pode ser usada pelo aplicativo do Instagram para que você compartilhe seus locais com outros usuários. Ao contrário da conta profissional, não é possível adicionar uma localização no perfil pessoal, mas a ferramenta está disponível para publicações no feed, stories ou reels. Confira o passo a passo para entender como usar a função no seu feed:
Passo 1. Para usar a localização em um post, abra o Instagram e toque no ícone “+” para carregar uma imagem. Então, selecione na sua galeria a foto ou vídeo que deseja publicar no feed e pressione “Avançar”;
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/U/a/vFooVfQhO0h8XzFIVDrQ/fotojet-67-.jpg)
Passo 2. Faça os ajustes que desejar na imagem e toque novamente no botão “Avançar”. Na tela seguinte, vá em “Adicionar localização”;
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/I/W/wnpTVoTDaS0cBRZdQZgA/fotojet-87-.jpg)
Passo 3. O Instagram vai mostrar localizações próximas a você. Escolha alguma dessas ou digite a localização que você deseja incluir. Selecione o local escolhido. Para publicar, é só tocar em "Compartilhar".
4. Posso criar uma localização personalizada no Instagram?
O Instagram oferece uma série de localizações já existentes na plataforma para marcar nas publicações compartilhadas na rede social. As opções são de lugares públicos e não é possível criar novas localizações dentro do aplicativo. No entanto, caso você queira criar uma localização personalizada e marcar locais que não estão no mapa ou até inventar locais fictícios, o processo pode ser feito pelo aplicativo do Facebook. É necessário manter o compartilhamento entre as duas redes sociais ativado.
5. Como criar uma localização nova no Instagram (pelo Facebook)
Mesmo que não seja possível criar uma localização personalizada pelo aplicativo do Instagram, o processo pode ser concluído pelo Facebook, desde que o compartilhamento entre as duas redes esteja ativo. Assim, é necessário criar a localização nova pelo Facebook para que, posteriormente, ela seja usada em suas postagens no Instagram. Siga o passo a passo e entenda como funciona:
Passo 1. Abra o aplicativo do Facebook e clique "+" para adicionar um novo post. Em seguida, procure o ícone de localização, identificado como "check-in" e selecione.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/t/0/k4Sc6fRsKrCUE2Rde7EA/fotojet-91-.jpg)
Passo 2. O Facebook mostrará sugestões de locais próximos a você. Para criar uma localização nova, digite o nome que você deseja dar a ela. Em seguida, role a tela até o final, até aparecer a opção com um símbolo de "+" seguido da palavra "Adicionar". O Facebook abrirá uma tela para que você personalize o endereço. Preencha com as informações solicitadas - o nome personalizado, o endereço e a cidade - e selecione "Salvar local personalizado".
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/F/b/qlukEKSO2kvGi7wAVAZw/fotojet-92-.jpg)
Dentro de algumas horas, sua nova localização estará disponível no Instagram. Vale lembrar que a técnica só funciona com contas profissionais.
6. Como inserir a localização nos stories do Instagram
O Instagram oferece a função de adicionar uma localização ao seu story. Para isso, é só fazer o procedimento normal de adicionar um story e selecionar a geotag pelo próprio aplicativo. A localização vai ficar como um adesivo, por cima da imagem, e você tem a opção de editar da forma que preferir, alterando cor, tamanho e posição. Entenda como no passo a passo abaixo:
Passo 1. Selecione uma foto para adicionar no seu story. Depois, toque no símbolo do adesivo com um sorriso. Em seguida, escolha "Localização";
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/c/9/yhPrSXRiyehYX2d9Mwaw/fotojet-89-.jpg)
Passo 2. O Instagram vai mostrar localizações próximas a você. Escolha alguma dessas ou digite o nome da localização que você deseja. Selecione o local escolhido. A localização vai aparecer como forma de adesivo no seu story. Edite da forma que quiser e, quando estiver satisfeito, compartilhe com seus seguidores.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/H/F/9DF67lR1ig8o0pYJGQUg/fotojet-90-.jpg)
7. Como inserir a localização no perfil do Instagram
Para adicionar uma localização no perfil do Instagram, é necessário ter uma conta profissional. Veja como alterar o seu tipo de perfil com o tutorial no tópico 2 deste guia. Quando seu perfil já estiver no modo empresarial, você poderá editar as informações, como categoria, contato e localização, clicando no botão "Editar".
Para que o seu estabelecimento apareça no mapa do Instagram, é preciso criar uma nova localização usando a página da própria empresa no Facebook. Você deve entrar na plataforma e editar o endereço do local. Feito isso, selecione a aba "Instagram" para conectar sua conta das duas redes sociais. Em até dois dias, a localização da sua empresa já estará disponível para ser usada no mapa do Instagram, onde usuários podem navegar e descobrir estabelecimentos.
Comentários
Enviar um comentário